London Fashion Week será aberto com desfile de moda sustentável

Posted on 17/09/2010

0


Vivienne Westwood, Stella McCartney, Henrietta Ludgate e Christopher Raeburn são alguns dos estilistas escalados para o primeiro desfile sustentável da London Fashion Week, a semana da moda que começa hoje na capital inglesa.

A passarela foi montada num pátio do Palácio de St. James, no centro de Londres, e por ela desfilarão coleções inteiras produzidas de forma ecológica e socialmente responsáveis.

O próprio desfile atende a requisitos de sustentabilidade, principalmente no que se refere à emissão de gases de efeito estufa.

As pegadas de carbono geradas a partir da iluminação, do consumo de energia elétrica e da encenação serão calculadas e compensadas posteriormente.

“A moda sustentável ainda está em transição”, diz a coordenadora do desfile, a editora de moda e consultora criativa Chloe Kerman.

“Com as pessoas começando a perceber a própria responsabilidade social enquanto consumidoras, os estilistas passam a incluir essa filosofia como parte do processo”, completa.

O desfile sustentável da London Fashion Week está sendo promovido pelo Conselho da Moda Britânico, em parceria com a START, uma iniciativa da Prince´s Charities Foundation, fundação presidida pelo Príncipe Charles, para estimular e celebrar um estilo de vida sustentável.

A parceria também reforça o compromisso do próprio conselho com a moda sustentável.

A entidade lançou até um projeto para dar visibilidade a estilistas emergentes comprometidos com a sustentabilidade.

A Estethica já tem quatro anos e 37 designers, que hoje mostrarão suas coleções Primavera/Verão 2011 para um público formado por 400 pessoas, entre jornalistas, celebridades, modelos e empresários do setor.

“Combinar estilo e consciência nunca foi tão importante e valioso para a London Fashion Week”, observa a supermodel Erin O´Connor.

“Estou orgulhosa de desfilar na passarela para designers que adaptaram o próprio talento e levaram em consideração os verdadeiros valores éticos durante a criação.”

Anúncios
Posted in: Consumo