Projeto de incentivo à leitura na Starbucks

Posted on 21/05/2010

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Cesta onde os livros são deixados pelos clientes da cafetaria

As oito lojas da rede Starbucks no Brasil aderiram ao projeto Ciranda da Leitura, que recolhe livros para estimular o hábito de leitura entre crianças da cidade de Alfenas e municípios vizinhos, em Minas Gerais.

O projeto é uma das ações sociais da Ipanema Coffees, parceira da Starbucks Brasil.

A ideia é simples: um cartaz e uma cesta nas cafeterias convidam o cliente a doar livros novos e usados.

Os exemplares são entregues aos organizadores do projeto e ficam à disposição dos alunos das 14 instituições atendidas pelo Instituto Ipanema, organização criada em 2000 pela Ipanema Coffees.

O projeto teve início em 2006, numa parceria firmada entre a Ipanema Coffees, a Starbucks Brasil e a Secretaria de Educação de Alfenas.

Todos os dias, escolas, creches e estabelecimentos de ensino municipais são visitados e os alunos, convidados a participar de atividades como roda de leitura e encenação teatral.

Segundo o Instituto Ipanema, o projeto atende cerca de 1.300 crianças por semana.

A entidade também organiza concursos culturais, como “O Livro: Meu Passaporte”.

Entre os prêmios, uma viagem a São Paulo para os dez primeiros finalistas, com direito a visita a uma loja Starbucks e à Livraria Saraiva.

Cartaz convida cliente a participar do projeto

A participação da Starbuck Brasil em projetos sociais foi planejada pela empresária Maria Luisa Rodenbeck, que trouxe a marca para o país.

Maria Luisa morreu em outubro de 2007, aos 49 anos, em um acidente de trânsito no Rio de Janeiro.

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Posted in: Educação