Evento paralelo à COP15 deve reunir milhares de pessoas de várias parte do mundo

Posted on 02/11/2009

0


a39

Na programação cultural do fórum, está uma exposição de fotógrafos das Ilhas Maldivas, um dos locais mais ameaçados no mundo pelo aquecimento global. Foto de Muha

No mês que vem, enquanto delegados de 192 países estiverem tentando fechar um novo acordo sobre o clima, em Copenhague, na Dinamarca, milhares de cidadãos das mais diversas nacionalidades estarão espalhados pela cidade discutindo as formas mais eficazes de combater as mudanças climáticas.

Eles estarão participando do Klimaforum09, um evento paralelo à COP15 (Conferência das Nações Unidas sobre o Clima) promovido pelas organizações não-governamentais dinamarquesas e parcialmente financiado pelo Governo da Dinamarca.

O fórum é aberto ao público e tem na programação debates, oficinas, exposição de fotografias, exibição de filmes, apresentações de teatro e mostras de arte.

“Nós precisamos de um novo acordo político sobre as mudanças climáticas, mas para resolver o problema todos devem estar envolvidos num processo capaz de promover mudanças mais fundamentais”, disse o porta-voz do Klimaforum09, Niels Fastrup.

Na busca por um debate democrático, os organizadores do Klimaforum09 convidaram desde ONG´s de grande porte, como a “Friends of the Earth”, até grupos pequenos e com propostas bem específicas, a exemplo da “Veg Alliance”, que defende a alimentação vegetariana como a principal estratégia para combater as mudanças climáticas.

“O fórum é aberto a todos, sejam dinamarqueses ou visitantes estrangeiros”, disse Fastrup.

“Nós esperamos cerca de dez mil visitantes por dia durante o período de pico, na segunda semana da COP15”, completou o porta-voz.

Os organizadores também determinaram uma ajuda financeira para que cidadãos e grupos de países em desenvolvimento possam estar representados em Copenhague entre 07 e 18 de dezembro, quando ocorrem a COP15 e o Klimaforum09.

Veja abaixo um vídeo sobre o evento (em inglês).

Anúncios
Posted in: Política