Carregador universal da Sony Ericsson é aprovado como produto ecologicamente correto

Posted on 29/10/2009

0


O uso do carregador único evita o desperdício e a geração de aproximadamente 51 mil toneladas de lixo eletrônico por ano

Renata Nascentes

Mais um novo produto eco-friendly  foi aprovado pela União Internacional de Telecomunicações (UTI), agência da ONU responsável pelo setor de telecomunicações.

Trata-se de um carregador de celular compatível com qualquer modelo no mundo, cujo lançamento no mercado internacional está previsto para o primeiro semestre de 2010.

Os diversos fabricantes mundiais do ramo de tecnologia produzem celulares que possuem carregadores com adaptações exclusivas para suas marcas.

Essa situação provoca um desperdício material relevante e gera aproximadamente 51 mil toneladas de lixo eletrônico por ano.

Com as variadas ofertas, serviços e modelos de celulares postos no mercado, os consumidores possuem o hábito de trocá-los com certa freqüência e de descartar os antigos carregadores, que passam a ser considerados inúteis, pois não atendem à função de recarga dos novos aparelhos devido à incompatibilidade com os novos modelos adquiridos.

O novo carregador tem uma porta USB e utiliza tecnologia semelhante a das máquinas fotográficas digitais.

“Carregadores universais são uma saída de bom senso que espero ver aplicada em outras áreas”, disse o diretor do escritório de padronização de telecomunicações da UIT, Malcolm Johnson.

De acordo com cálculos da GSMA, representante da indústria de telefonia do padrão mais conhecido do mundo, o GSM, o uso do carregador universal poderá reduzir energia, quantidade de lixo eletrônico e emissão de gases causadores do efeito estufa, equivalente a 13 toneladas.

Segundo a agência da ONU, os fabricantes não serão obrigados a adotar o carregador, mas alguns já disseram que estão de acordo com a nova proposta.

“Planejamos lançar o carregador universal internacionalmente no primeiro semestre de 2010″, disse o porta-voz da Sony Ericsson, Aldo Liguori.

Anúncios
Posted in: Consumo