George Soros anuncia investimento de 1 bilhão de dólares em tecnologia para a geração de energia limpa

Posted on 11/10/2009

1


Para o mega-investidor George Soros, o aquecimento global é antes de tudo um problema político

Para o mega-investidor George Soros, o aquecimento global é antes de tudo um problema político

O bilionário húngaro George Soros anunciou ontem em Copenhague, na Dinamarca, que vai investir um bilhão de dólares em tecnologia para a geração de energia limpa.

“Terá que ser lucrativo, mas deverá trazer contribuições para a solução do problema”, disse o mega-investidor sobre o novo investimento, ao anunciá-lo durante um encontro sobre mudanças climáticas com editores associados ao Project Syndicate, que reúne 430 jornais de 150 países.

Soros destacou que o aquecimento global é acima de tudo um problema político.

“A ciência é clara, o que é menos claro é se os líderes mundiais vão demonstrar vontade política suficiente para resolver o problema”, afirmou Soros em um comunicado via e-mail.

O investimento foi anunciado um dia após o encerramento do encontro sobre mudanças climáticas realizado durante duas semanas em Bancoc, na Tailândia.

As discussões terminaram num impasse sobre os recursos a serem transferidos aos países pobres para ajudá-los a lidar com os efeitos das mudanças climáticas e a reduzir a emissão de gases que provocam o efeito estufa.

1103730_59127435 (1)Em Copenhague, George Soros também anunciou a criação de uma organização para ajudar na elaboração de políticas ambientais.

“Será em parte uma consultoria, em parte um formulador de políticas e em parte um fiscalizador”, disse o coordenador do projeto, Thomas Heller, professor da Universidade de Stanford e especialista em regulação ambiental.

De acordo com Heller, o trabalho tem como foco Estados Unidos, Europa, China, Índia e Brasil.

Por ano, serão destinados 10 milhões de dólares para as ações do projeto, realizado ao longo de uma década.

Com informações da agência Reuters e Bloomberg

Anúncios
Posted in: Economia