Veja o ranking verde com as 18 principais empresas de eletrônicos do mundo

Posted on 08/10/2009

2


Antônio Martins Neto

No post anterior, Renata Nascentes escreveu sobre o novo notebook da HP, o New ProBook 5310m, responsável por garantir a permanência da companhia na 14ª posição no ranking da nona edição do Guia de Eletrônicos Verdes do Greenpeace International.

Achei interessante dar prosseguimento ao assunto reproduzindo aqui o ranking por completo.

O guia analisa as 18 principais fabricantes de computadores pessoais, celulares, consoles de jogos eletrônicos e TV´s, de acordo com suas políticas de uso de substâncias tóxicas, reciclagem e medidas para evitar o aquecimento global .

Segue o ranking, com as notas e as devidas justificativas:

ranking-arrow-long7.5 Nokia – Mantém-se no primeiro lugar, com boa pontuação referente à redução de substâncias tóxicas, ao uso de energia limpa e à prática de reciclagem.

6.9 Samsug – Mantém-se na segunda posição, com boa pontuação geral, por dar suporte a acordos sobre mudanças climáticas.

6.5 – Sony Ericsson – Permanece na terceira posição, com boa pontuação referente à redução de substâncias tóxicas e de consumo de energia.

5.9 – Philips – Subiu da 7ª para a 4ª posição ao adotar uma política de reciclagem responsável, mas precisa ampliar o próprio programa de reciclagem.

5.7 Toshiba – Cresceu em pontuação ao melhorar o nível de reciclagem.

5.3 Motorola – Mantém-se atrás de concorrentes como Nokia e Sony Ericsson por conta da política de redução de energia e de uso de substâncias tóxicas.

5.1 Sharp – Precisa melhorar nos critérios de desperdício eletrônico e de reciclagem.

5.1 Sony – Subiu da 12ª para a 8ª posição com melhorias nas políticas de desperdício e de uso de químicos.

4.9 Apple – Subiu da 11ª para a 9ª colocação, com um programa agressivo de remoção de uso de substâncias tóxicas em seus produtos, mas ainda precisa melhorar a eficiência energética.

4.9 Panasonic – Mantém-se na 10ª posição com boa pontuação no quesito eficiência energética, mas caiu quanto ao desperdício.

4.7 – LG Eletronics – Penalizada com relação a atraso no programa de redução de substâncias e materiais tóxicos.

4.7 – Dell – Melhorou a pontuação, mas sofreu penalidade por atraso no programa de redução de substâncias e materiais tóxicos.

4.7 Acer – Perdeu pontos por ter poucos produtos acima do padrão Energy Star 5.

4.5 HP – Permanece na 14ª colocação, pois as penalidades sofridas foram compensadas pelo lançamento do primeiro produto livre de substâncias e materiais tóxicos (clique aqui para ver o post)

2.7 Microsoft – Melhorou um pouco a pontuação, mas permanece na 15ª colocação por conta das baixas notas em relação ao desperdício e à eficiência no uso de energia.

2.7 Fujitsu – Melhorou um pouco, mas precisa avançar em todos os requisitos analisados.

2.5 Lenovo – Não apresentou avanço e ainda foi penalizada por atraso no programa de redução do uso de substâncias e materiais tóxicos.

1.4 Nitendo – Melhorou a pontuação, mas se mantém em último lugar, pois a emissão de gases do efeito estufa continua a crescer.

Anúncios
Posted in: Consumo