Notebook HP é destaque na nova edição do Guia de Eletrônicos Verdes do Greenpeace

Posted on 08/10/2009

2


Gráfico com o ranking das empresas avaliadas no Guia Eletrônicos Verde, do Greenpeace

Gráfico com o ranking das empresas avaliadas no Guia de Eletrônicos Verdes, do Greenpeace

Renata Nascentes

O lançamento de um notebook livre de substâncias tóxicas e metais pesados, como arsênio, mercúrio e chumbo, fez com que a HP merecesse destaque na nona edição do Guia de Eletrônicos Verdes, lançado na semana passada pela organização não-governamental Greenpeace internacional.

Os critérios para a pontuação do guia são os programas de reciclagem e a eliminação de substâncias tóxicas, como PVC e brominato, no processo de produção de computadores, celulares, TV´s e jogos eletrônicos.

O notebook New ProBook 5310m segue quase todos os critérios exigidos pela ONG, com exceção de duas peças ainda fabricadas com material tóxico: a fonte e o cabo.

O novo produto foi muito bem recebido pelos dirigentes do Greenpeace e manteve a HP na 14ª posição no ranking feito pela ONG, apesar das elevadas penalidades recebidas pela empresa, que não assumiu os compromissos exigidos pelo Guia de Eletrônicos Verdes do Greenpeace com medidas as serem adotadas até o final deste ano.

“A decisão da HP vai pressionar a concorrência para também colocar no mercado produtos mais seguros e com menos impacto para o meio ambiente”, explica a coordenadora da campanha de Tóxicos do Greenpeace Internacional, Iza Kruszewska.

O lançamento do notebook “verde” da HP é uma reação ao avanço da concorrente Apple, que há um ano adota os critérios de produção exigidos pela ONG.

A Apple está logo à frente da HP, no 13º lugar, e até chegou a receber advertências do Greenpeace ao não eliminar o uso de substâncias tóxicas, apesar de ter demonstrado uma redução significativa.

O Guia de Eletrônicos Verdes é publicado desde 2006, com mais de uma edição por ano.

Das 18 empresas selecionadas, a Nokia é a campeã em reciclagem e permanece no topo da lista, seguida pela Sony Ericsson e pela Philips.

Clique aqui para acessar a página do guia na internet (em inglês).

 

Anúncios
Posted in: Consumo