Designers coreanos transformam caixas de alimentos doados pela ONU em bolas para crianças refugiadas da África

Posted on 25/09/2009

4


dream8Renata Nascentes

Em meio a dificuldades, sonhos existem e se concretizam.

Crianças que habitam paises da África podem desfrutar do universo lúdico com o reaproveitamento de caixas utilizadas para transportar medicamentos e alimentos fornecidos pela ONU e pela Cruz Vermelha.

A brincadeira começa com o destacar da área que já vem delimitada no papelão.

Depois, é só trançar as tiras de papelão de acordo com as instruções impressas na caixa e esta pronta a brincadeira, em forma de bola.

dream6A idéia de reutilizar o papelão das caixas para levar um pouco de diversão às crianças foi de profissionais da Agencia UnplugDesign, de Seul, na Coréia do Sul.

As bolas recicláveis , conhecidas como Dream Ball, são impressas em tamanhos variados e servem para diversos jogos, como baseball ou futebol.

Compostas por papelão e serragem, elas são leves, possuem elasticidade e não machucam as crianças.

O objetivo é oferecer aos pequenos da África mais uma forma de diversão, assim como as crianças que utilizam bolas de borracha e possuem uma condição de vida mais favorável.

Nesse sonho redondo, pouco importa a classe social ou nacionalidade; a brincadeira é que manda o recado.

Segundo os designers, as crianças de países como Tanzânia, Ruanda, Burundi, Somália e Congo não podem jogar futebol livremente por conta da pobreza, das guerras e dos desastres naturais.

Disputar uma pelada, significa muitas vezes um sonho ou mesmo a esperança de escapar de uma vida sem perspectiva.

No entanto, muitas dessas crianças não podem comprar uma bola de futebol e elas costumam jogar com bolas feitas de restos de plástico ou folhas de coqueiro.

dream5

dream3

dream2

Fontes: Ecodesenvolvimento e UnplugDesign

Anúncios
Posted in: Social