Maior usina de energia eólica construída em alto mar entra em operação nesta quinta-feira na costa da Dinamarca

Posted on 16/09/2009

1


Usina vai produzir energia suficiente para abastecer 200 mil casas

Usina vai produzir energia suficiente para abastecer 200 mil casas

Ao meio-dia desta quinta-feira (horário de Brasília), entra em operação a maior usina de energia eólica do mundo já contruída em alto mar.

A Horn Rev2, da empresa dinamarquesa Dong Energy,  está instalada a 30 km da costa da Dinamarca.

A usina tem 91 turbinas, que ocupam uma área de 35 Km2, e são capazes de produzir 209 megawatts, energia suficiente para abastecer 200 mil casas, segundo o blog Green Inc, do The New York Times.

O executivo-chefe da Dong Energy, Anders Eldrup, considerou o projeto “histórico” em entrevista dada ao repórter James Kanter, do blog Green Inc.

“Durante muito tempo será a maior usina do mundo”, completou.

O projeto, segundo o executivo, custou um bilhão de dólares.

Há muito tempo as empresas dinamarquesas tentam construir usinas eólicas em alto mar, mas a dificuldade em controlar o nível de corrosão das turbinas sempre retardou os projetos.

Monitoramento da estrutura será feito in loco por uma equipe de 24 funcionários que vão ficar acomodados em aposentos como este

Monitoramento da estrutura será feito in loco por uma equipe de 24 funcionários que vão ficar acomodados em aposentos como este

Mas a Dong Energy foi adiante, principalmente por causa da dificuldade em conseguir licença para a construção de grandes usinas em terra, uma vez que a Europa Ocidental é densamente povoada.

Anders Eldrup informou que a Horn Rev2 será minuciosamente monitorada por uma equipe de 24 funcionários.

Eles vão viver em alto mar, em acomodações construídas nas plataformas.

Espera-se que as usinas de energia eólica se consolidem como uma das principais indústrias da Europa nas próximas décadas.

Segundo o comissário de Energia para a União Europeia, Andris Piebals, o setor será um dos maiores empregadores do continente, lançando cerca de 200 mil novos postos de trabalho até 2025.

Veja abaixo vídeo sobre a usina na costa da Dinamarca.

Anúncios
Posted in: Tecnologia